Lavoga Breaking News: Proteção a crianças e adolescentes na Europa.
Uso de smartphones entre crianças e adolescentes de até 16 anos de idade já começa a ser banido das escolas do Reino Unido e da França.
Por: Juliana Steuernagel/ Reino Unido
Uma escola no oeste de Londres proibiu smartphones para alunos mais jovens e só permitirá telefones básicos aqueles que permitem ligações e mensagem de texto somente a partir do início do semestre escolar britânico, esta semana. O diretor da Fulham Boys School, David Smith, disse que dar smartphones a crianças pequenas era o mesmo que “escolher tirar-lhes a infância”.
Foto: David Smith, Diretor da The Fulham Boys School em Londres
A França também testará proibição de telefone nas escolas
A Ministra da Educação, Nicole Belloubet, anunciou o julgamento, afirmando que o objetivo é reduzir o impacto negativo do tempo excessivo de tela na saúde e no desenvolvimento das crianças e adolescentes.
A França deu um passo significativo para reduzir o uso de smartphones entre os jovens. O país está prestes a implementar uma proibição de smartphones para estudantes até aos 15 anos, com o objetivo de proporcionar às crianças uma “pausa digital” muito necessária.
Quase 200 escolas secundárias participarão na experiência, exigindo que os alunos entreguem os seus telefones à chegada em sala de aula.
Esta medida vai além de uma lei de 2018 que proibia o uso do telefone nas instalações escolares, mas permitia que os alunos mantivessem a posse dos seus dispositivos.
A Ministra da Educação, Nicole Belloubet, anunciou o julgamento, afirmando que o objetivo é reduzir o impacto negativo do tempo excessivo de tela na saúde e no desenvolvimento das crianças. Se o teste for bem-sucedido, a proibição será implementada em todas as escolas a partir de janeiro, acrescentou Belloubet.
Uma comissão nomeada pelo Presidente Emmanuel Macron expressou preocupação sobre os efeitos prejudiciais dos dispositivos digitais no sono, na atividade física e no bem-estar geral das crianças e dos adolescentes.
Um relatório de 140 páginas publicado em março concluiu que o uso excessivo de smartphones pode levar a vários problemas de saúde, incluindo obesidade e problemas de visão.
Comments