top of page

MORRE O ARTISTA PLÁSTICO QUE AJUDOU A CONSTRUIR A IDENTIDADE DE SALVADOR

Tatti Moreno, 77 anos, morre em Salvador, vítima de um câncer.


O artista plástico ajudou a construir a " cara " da cidade, representando entidades importantes para um povo e transformando sua obra em cartões postais de Salvador.


Por Rada Rezedá/BA


O mês de julho está sendo triste para a Bahia. Afinal, partiu Tatti Moreno, o criador dos orixás do Dique do Tororó, e outras grandes peças afrorreligiosas que representam a nossa terrinha.


O artista plástico ajudou a construir a " cara " da cidade, representando entidades importantes para um povo e transformando sua obra em cartões postais de Salvador.



As imagens, inicialmente, são modeladas em argila, repassadas para o gesso e as saias são feitas em formas de madeira.


O Dique é tombado pelo IPHAN. Umas de suas principais características são as oito esculturas de orixás – divindades que fazem parte de religiões de matrizes africanas e representam elementos da natureza – flutuando no espelho d’água. Elas foram instaladas em 1998, são assinadas pelo artista plástico Tatti Moreno.


“Essa obra levou três anos para ser concluída, mas foram 16 anos tentando convencer que algum governante topasse a ideia” , disse Tatti Moreno em entrevista a jornais baianos.





Tatti Moreno, nascido em 1945, começou na escultura aos 12 anos, manipulando bonecos de arame, cola, sucata. Em seguida, foi estudar na Escola de Belas Artes de Salvador com o professor Mário Cravo Júnior. A partir daí, passou a fazer composições em latão, aço inoxidável e alumínio. No início da carreira, o artista baiano, fascinado pelo barroco, fez uma série de santos católicos, mas depois passou a criar esculturas retratando os orixás, símbolos e imagens ligados ao culto afro-brasileiro.




A religiosidade é uma característica marcante na obra do escultor.



O u t r a o b r a d e d e s t a q u e e m S a l v a d o r é a e s c u l t u r a d e I e m a n j á , n o L a r g o d a M a r i q u i t a , f e i t a e m p a r c e r i a c o m R e n a t o V i a n n a .



A representação poética do casal de escritores, Jorge Amado e Zélia Gattai, no bairro do Rio Vermelho também é assinada por Tatti.



Em 2019, a prefeitura de Salvador inaugurou, na avenida Mãe Stella de Oxóssi, a estátua da Mãe Stella, ialorixá mais famosa da Bahia, com placa com QRCode para público acessar informações sobre a obra de Tatti Moreno.




O artista plástico baiano Octavio de Castro Moreno Filho era discípulo de Mário Cravo Jr., e, além das obras notáveis na capital baiana, conta com trabalhos imortalizados no Lago Paranoá, em Brasília, e nos jardins da Estação Tucuruvi do Metrô de São Paulo.


Outra obra (que muito orgulhava Tatti) é o Cristo com braços erguidos para o céu, com 70 toneladas em fibra de vidro e aço, em Lima, capital do Peru.




Para aqueles que querem saber mais sobre o artista é indicado o livro a ‘Arte de Tatti Moreno' , lançado em 2016., escrito por Claudius Portugal e destaca em suas 240 páginas a trajetória do artista plástico baiano, iniciada ainda aos 12 anos de idade.




Tatti Moreno, 18 de dezembro de 1944 – 13 de julho de 2022.



bottom of page