top of page

NASCE NA BAHIA UM NOVO ESTILO DE MORAR: ESCULTURAS UTILITÁRIAS - OLHO DO JAGUAR


Por Rada Rezedá


Criatividade é a combinação de duas forças, a de imaginar coisas novas e a de colocá-las em prática. Sabemos sobre a magnitude da criatividade na vida.


Em 1926, o psicólogo social inglês da London School of Economics, Graham Wallas, lançou uma teoria chamada a Arte do Pensamento.


Essa teoria definiu, pela primeira vez, o processo da criatividade em quatro estágios: preparação, incubação, iluminação e verificação — como uma delicada dança osmótica entre trabalho consciente e inconsciente.


Em suma, para Wallas, a criatividade sempre é uma habilidade importante, e muito valorizada no mercado de trabalho. Seja na criação de uma marca, na concorrência de uma vaga, na criação de músicas e séries de TV, ou na criação de esculturas...Opa! Esculturas?

Sim, Esculturas Utilitárias, esse é o nosso assunto de hoje.


As peças são únicas, feitas à mão. Produção artesanal, com mistura harmônica de materiais, recebem selo de autenticidade com numeração individual, para identificação e acompanhamento de sua vida útil.


As peças têm características atrativas tanto para embarcações, quanto para residências, hotéis e espaços corporativos diversos.





A criação é da arquiteta Milce Silveira, que em apenas um ano já mostrou que a Bahia é um grande potencial para esse segmento.


"Nosso foco é em móveis com inspiração ou aplicação náutica e a Bahia tem a maior costa do Brasil e inúmeras residências, hotéis, espaços corporativos e embarcações que podem ser beneficiados. O uso de materiais com uma maior resistência as intempéries viabiliza a produção de peças para este mercado", conta a empresária.


Milce Silveira


A ORIGEM

O nome da marca Olho do Jaguar foi escolhido para despertar um olhar diferenciado para a produção feita à mão e resgatar elementos de origem indígena a partir do animal símbolo da biodiversidade do Brasil.

O nome Jaguaribe – nome do bairro de Salvador onde está localizada a confecção - traduzido da língua Tupi significa Rio das Onças. Jaguareguava, nome de um rio do Brasil, significa, em Guarani, o local onde a onça bebe água. A marca Olho do Jaguar surgiu dessas raízes brasileiras.





Segundo Milce Silveira, o consumidor da sua marca é aquele que tem um olhar diferenciado para a produção artesanal.


"Todas as peças são únicas, feitas à mão por uma equipe cuidadosamente treinada. A utilidade junto ao conforto, e a mistura de materiais perfeitamente balanceados são a nossa constante busca no desenvolvimento de esculturas utilitárias”. Explica a artista.




Criada em 2021, para valorizar a produção feita à mão, a empresa Olho do Jaguar desenvolve protótipos, e conta com profissionais com larga experiência em criação e produção de peças.


Os produtos como churrasqueiras, mesas, cadeiras, entre outros, são produzidos por artesãos em um processo de inclusão tanto social quanto geográfica, nas comunidades do Arraial do Retiro e Boa Vista do Lobato, em Salvador, Bahia.


Seu centro de pesquisas está sediado no bairro de Piată, próximo à lagoa remanescente de Pituaçu, onde são realizados testes de flutuação.


Em apenas um ano de existência a grife de móveis náuticos na Bahia já realizou várias exposições, e já ganhou o mercado brasileiro de produtos artesanais, personalizados e de alta qualidade.


Olho do Jaguar: marca baiana de móveis náuticos que já faz parte dos lares do Brasil.




Ser criativo na área profissional pode representar o diferencial de sucesso.

Bem, fica claro que, no caso específico da arquiteta Milce Silveira, a criatividade é mesmo a inteligência se divertindo.





MAIS UMA EXPOSIÇÃO


Lançamento do Olho do Jaguar - Esculturas Utilitárias

Nasce na Bahia um novo estilo de morar apresentado através de Uma Experiência com Arte, Gastronomia e Náutica


20 de novembro, das 11h00min às 20h00min

Local: Atelier Olho do Jaguar - Casa da Náutica

Parque Costa Verde, Rua A, no. 7 - Evento para150 convidados.

bottom of page