Governo Trump anuncia medidas globais e investimentos de 1,5 trilhões de dólares em defesa militar americana
- LaVoga

- há 4 dias
- 2 min de leitura

Foto: presidente dos EUA Donald J. Trump
Por : Juliana Steuernagel / Reino Unido
Em Washington, o presidente dos EUA Donald J. Trump tomou diversas medidas significativas e fez anúncios importantes nas ultimas 48 horas.
Trump, anunciou a retirada dos EUA de um tratado climático crucial de 1992, uma medida descrita como um "gol contra colossal" pelo chefe do clima da ONU, enfatizando ainda que essa ação faz parte de um esforço mais amplo para se desvincular de organizações internacionais, com os EUA deixando dezenas de órgãos globais, incluindo aqueles focados em mudanças climáticas.
O presidente americano intensificou suas iniciativas de política externa, particularmente em relação à Venezuela e à Groenlândia.
Ele declarou que os EUA assumiriam o controle indefinido das vendas de petróleo da Venezuela, com planos de vender de 30 a 50 milhões de barris de petróleo do país, e afirmou que a supervisão dos EUA poderia durar anos. Isso ocorre após a apreensão de petroleiros venezuelanos e a operação realizada pelas forças armadas dos EUA antes do amanhecer para invadir petroleiros venezuelanos no Atlântico. O secretário de Estado Marco Rubio delineou um plano de três fases para a Venezuela, envolvendo estabilização, supervisão da recuperação e eventual transição.
Simultaneamente, Trump intensificou as ameaças de anexar a Groenlândia, um território autônomo dinamarquês, com a Casa Branca se recusando a descartar uma ação militar. Isso gerou preocupação internacional, com líderes europeus como o presidente francês Emmanuel Macron alertando que os EUA sob Trump estão "se afastando" dos aliados e rompendo com as regras internacionais. O líder da oposição da Groenlândia sugeriu que a ilha deveria realizar negociações diretas com os EUA sem o envolvimento da Dinamarca.
Na política interna, Trump defendeu um orçamento de defesa recorde de US$ 1,5 trilhão, um aumento de 50%, e ordenou que as empresas de defesa suspendessem a recompra de ações e o pagamento de dividendos.
Trump, ainda pressionou para limitar o papel de Wall Street no mercado imobiliário e solicitou US$ 6 milhões em honorários advocatícios para seu caso de interferência eleitoral na Geórgia.




Comentários