top of page

WikiLeaks Julian Assange: Supremo tribunal de Londres concede adiamento temporário da extradição de Assange aos Estados Unidos

Foto reprodução: Julian Assange - jornalista Australiano fundador da WikiLeaks



Por: Juliana Steuernagel/ Reino Unido


O fundador da WikiLeaks, Julian Assange de 52 anos,pode continuar a sua luta contra a extradição para os EUA, depois que o tribunal superior de Londres decidiu nesta terça-feira, que ele deveria ser autorizado a recorrer, a menos que os EUA prometam que Julian não enfrentará a pena de morte.


Os procuradores dos EUA estão tentando levar Assange, a julgamento por 18 acusações, todas exceto uma ao artigo da Lei de Espionagem, sobre a divulgação de registos militares confidenciais e telegramas diplomáticos confidenciais dos EUA pela WikiLeaks.


Os advogados de Assange pediram em Fevereiro permissão para contestar a aprovação britânica da sua extradição.

Na sua decisão, dois juízes seniores disseram que ele tinha uma perspectiva real de recorrer com sucesso contra a extradição por vários motivos.


O tribunal afirmou na sua decisão escrita que Assange provavelmente não teria o direito de invocar o direito à liberdade de expressão da Primeira Emenda como cidadão não americano e que poderia mais tarde ser acusado de um crime capital, o que significa que seria ilegal extraditá-lo.


Os ministros britânicos “tinham uma obrigação legal explícita de não ordenar a extradição do requerente se ele pudesse ser condenado à morte pelo crime em causa, ou se pudesse ser acusado de um crime de extradição revelado pelos mesmos fatos relativamente aos quais uma sentença de morte poderia ser imposta”, disseram os juízes.


A menos que essas garantias sejam fornecidas, Assange terá permissão para recorrer. Uma nova audiência foi marcada para 20 de maio deste ano, o que significa que a sua extradição poderia ser iminente dependendo da decisão – foi suspensa.


Embora a equipe jurídica de Assange tenha tido sucesso em alguns aspectos, o tribunal rejeitou a sua proposta de recurso com base no fato de o caso ter motivação política ou de que ele não receberia um julgamento justo.


Os EUA dizem que as revelações da WikiLeaks colocaram em perigo a vida dos seus agentes e não havia desculpa para a sua alegada criminalidade.


Milhares de seguidores e apoiadores de Assange consideram Julian um herói anti-establishment que está a ser perseguido, apesar de ser jornalista, por expor as irregularidades dos EUA e alegados crimes de guerra.


Entretanto, os EUA afirmaram que Assange foi acusado de publicar “indiscriminadamente e conscientemente” os nomes das fontes e não as suas opiniões políticas.

bottom of page