Terrorista morto em Liverpool se converteu ao cristianismo em 2014 numa tentativa de conseguir asilo no Reino Unido, mas teve seu pedido negado.

Imagem reprodução: Facebook
Por: Juliana Steuernagel/ Reino Unido
O Policiamento de Combate ao Terrorismo no nordeste da Inglaterra disse que "acredita fortemente" que al-Swealmeen foi o passageiro que morreu quando um táxi explodiu pouco antes das 11h no domingo.
De acordo com relatos, acredita-se que al-Swealmeen não seja nascido no Reino Unido e tenha descendência síria e iraquiana.
Ele se converteu ao cristianismo depois de se mudar do Oriente Médio para o Reino Unido e, mais tarde, foi brevemente acolhido pelos voluntários cristãos Malcolm e Elizabeth Hitchcott na catedral de Liverpool.
Al-Swealmeen mudou seu nome por escritura para Enzo Almeni, em homenagem à lenda do automobilismo italiano Enzo Ferrari, para soar mais ocidental em seu pedido de asilo, que posteriormente foi reprovado em 2014.
Ele fez um curso Alpha, que explica a fé cristã, e o concluiu em novembro daquele ano.
Isso permitiu que o terrorista tomasse uma decisão informada e ele mudou do islamismo para o cristianismo e foi confirmado como cristão em março de 2017.
Fotos postadas no perfil de Hitchcott no Facebook mostraram o suspeito numa foto que mostra al-Swealmeen ( de Blazer cinza) durante um serviço religioso na Catedral Anglicana de Liverpool.
Em declarações à BBC, Elizabeth Hitchcott disse: “Estamos tão, tão tristes. Nós simplesmente o amávamos, ele era um cara adorável ”, acrescentando que ela e o marido ficaram“ muito ”chocados com o incidente.
As buscas estão em andamento no endereço da Rutland Avenue e em um segundo endereço na Sutcliffe Street, onde os policiais disseram que al-Swealmeen morava anteriormente, e a polícia disse ter recuperado “itens significativos” que vão ajudar nas investigações.
Comments