top of page

Reino Unido de luto oficial: morre o príncipe Philip aos 99 anos.





Conheça a trajetória de vida de Philip Mountbatten, o príncipe britânico que marcou a história do Reino Unido durante 70 anos de vida pública na reportagem especial de Juliana Steuernagel / Reino Unido.


O príncipe Philip, Duque de Edimburgo, foi sem dúvida, uma das personalidades mais importantes da família real Britânica dos séculos 20 e 21. Nascido em Corfu, na Grécia, dentro de uma família de nobres gregos e dinamarqueses, se mudou para o Reino Unido quando tinha apenas 18 meses de idade depois que a família foi exilada da Grécia para a Gra Bretanha.


Em solo europeu foi educado nas melhores escolas da França, Alemanha e do Reino Unido. Aos 18 anos, ele ingressou para a marinha real Britânica. Teve ação participativa na Segunda Guerra Mundial. Depois da guerra, ele recebeu permissão de George VI, pai da rainha Elizabeth II, para casar-se com ela em 1947.


Nesse mesmo ano, príncipe Philip se tornou também oficialmente cidadão Britânico, adotando o sobrenome maternal Mountbatten. Ele encerrou as atividades da vida militar em 1952, quando a rainha Elizabeth II recebeu o título e foi coroada. Em 1957, Philip recebeu o título de príncipe britânico.


Eles tiveram quatro filhos: Charles, príncipe de Galês, Anne, princesa real, Andrew, príncipe e duque de York e príncipe Edward, conde de Wessex.


Desportista entusiasta participou de vários eventos equestres e também tinha paixão pelo automobilismo. Sempre muito ativo ele foi patrono, chairman e presidente de mais de 480 organizações de caridade e defesa de causas humanitárias.


Príncipe Philip, encerrou sua vida de serviços públicos em 2017, aos 96 anos. Desde então, a preocupação da família real era com a saúde do príncipe que estava debilitada.


Eternamente conhecido por sua irreverência e pavio curto, foi o membro da família real que cumpriu o maior número de compromissos públicos da história da monarquia, foram quase 23 mil em quase todos os países do mundo.


A causa da morte do príncipe ainda não foi divulgada. A família real divulgou uma nota confirmando sua morte de “maneira pacífica” na manhã do dia 09/04/2021. Planos para o funeral estão sendo organizados pela família real, mas a data específica do enterro ainda não foi divulgada.



Nota divulgada pela família Real britânica informando o falecimento do príncipe Philip.



Imagens: Reprodução

bottom of page