top of page

EUROPOL na guerra contra o crime digital : Rede de crimes cibernético é presa na Bélgica e Holanda.

Urgente: EXCLUSIVO LAVOGA:


Foto reprodução: Europol em ação na Holanda


Por: Juliana Steuernagel / UK


Equipe de Policiais da Europol prenderam nove supostos membros de uma rede de crimes cibernéticos envolvidos em phishing, golpes na Internet e lavagem de dinheiro.


Acredita-se que os supostos bandidos tenham roubado "vários milhões de euros" de pelo menos " milhares de vítimas belgas e de outros paises europeus “ a polícia belga junto com os holandeses, apoiou a operação transfronteiriça.


Depois de vasculhar 24 casas na Holanda, os policiais algemaram oito homens entre 25 e 36 anos de Amsterdã, Almere, Roterdã e Spijkenisse, e uma mulher de 25 anos de Deventer. Dizem que os policiais apreenderam, entre outras coisas, uma arma de fogo, roupas de grife, relógios caros e dezenas de milhares de euros.


Os suspeitos estão sob custódia policial e serão extraditados para a Bélgica. A polícia holandesa não descartou prisões adicionais.


De acordo com a polícia, uma rede criminosa entrou em contato com as vítimas por meio de e-mails fraudulentos, mensagens de texto e aplicativos de mensagens de celular. Essas mensagens incluíam um link de phishing que levava a sites bancários falsos, que eram usados ​​para coletar credenciais.


"Pensando que estavam visualizando suas próprias contas bancárias através deste site, as vítimas foram enganadas a fornecer suas credenciais bancárias aos suspeitos", observou a Europol.


Além dos milhões de euros roubados, esses fraudadores também traficavam drogas e possivelmente armas de fogo, segundo a polícia.

As investigações da Europol contra o crime digital continuam em todo continente europeu.

bottom of page