Defesa Civil de Santa Catarina alerta a população para risco de ciclone extra tropical que se forma a partir do Uruguai
- LaVoga

- há 3 dias
- 3 min de leitura
Atualizado: há 3 dias

Por : Juliana Steuernagel /Reino Unido
Meteorologista: Jéssica Silva - Defesa Civil de SC
Na quarta(10/12), a atuação do ciclone extratropical sobre o mar, próximo à costa do RS e Uruguai, intensifica o vento oeste em SC.
Entre o Meio-Oeste e o Litoral, as rajadas de vento variam entre 70 e 90 km/h e o risco é ALTO para ocorrências associadas à destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.
Nas áreas serranas próximas ao Litoral, as rajadas podem ficar próximas/acima dos 100 km/h.
No Extremo Oeste e Oeste, variam entre 40 e 60km/h e o risco é MODERADO.
As condições para temporais e chuva intensa diminuem, porém a circulação do ciclone que transporta umidade do mar para o continente, favorece a formação de temporais isolados, especialmente entre o Meio-Oeste, Alto Vale do Itajaí, Planalto Sul, Grande Florianópolis e Litoral Sul. No Litoral Sul, a chuva é persistente e por vezes intensa, por isso, o risco ainda é ALTO para ocorrências associadas à alagamentos e enxurradas. Nas demais áreas do estado, o risco é MODERADO para ocorrências associadas aos temporais.
O mar fica agitado, com ondas de direção nordeste, entre 2 e 3m entre o Litoral Norte e Grande Florianópolis e entre 3 e 4m no Litoral Sul.
O risco é MODERADO a ALTO para ocorrências associadas à agitação marítima.
Na quinta (11), o sistema se afasta gradativamente para alto mar, mas ainda favorece a ocorrência de rajadas de vento fortes, na direção oeste, variando entre 55 e 75 km/h entre o Meio-Oeste e o Litoral.
O mar continua agitado e com risco de ressaca, especialmente entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, com ondas de sul entre 2,5 e 3,5m, com picos acima de 4m em alto mar.
O risco é MODERADO a ALTO para ocorrências associadas à agitação marítima.
O dia começa com muitas nuvens e condições para chuva fraca e passageira do Meio-Oeste ao Litoral Sul, devido à circulação do ciclone, porém o risco é baixo para ocorrências associadas.
No amanhecer, as temperaturas variam entre 8°C e 14°C entre os Planaltos e Meio-Oeste. No Litoral, oscilam entre 18°C e 22°C. Ao longo das horas, as condições para chuva diminuem e as temperaturas sobem, com máximas próximas dos 25°C nas áreas entre os Planaltos e variando entre 27 e 30°C nas demais regiões do estado.
Na sexta-feira (12), a formação de uma nova área de baixa pressão no interior do continente deixa o tempo instável em todas as regiões de Santa Catarina.
Há condições para temporais isolados, acompanhados por raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva pontualmente intensa, especialmente nas áreas que fazem divisa com o Paraná.
Nestas áreas, o risco é moderado para ocorrências associadas a alagamentos, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores. O dia amanhece com temperaturas mínimas variando entre 15 e 18°C no Meio-Oeste e nos Planaltos e entre 18 e 23°C nas demais regiões.
À tarde, as máximas ficam próximas dos 30°C no Litoral e em áreas próximas e variam entre 24 e 27°C nas demais regiões do estado.
Defesa Civil de Santa Catarina divulgou 3 mortes no Estado
Até agora a Defesa civil de Santa Catarina registrou a morte de um casal e de um bebê de 3 meses. A família tentava cruzar de carro uma ponte e acabaram se afogando. O homem era de nacionalidade Haitiana, sua esposa era da República Dominicana. Eles moravam há 3 anos na cidade de Palhoça, região Sul de Santa Catarina.

Em caso de emergência ligue para o telefone da Defesa Civil : 199 em SC.




Comentários