top of page

BREXIT: Empresários ingleses culpam a saída do país da comunidade europeia pela crise financeira

Crédito da imagem: Juliana Steuernagel



Por: Juliana Steuernagel/ UK


Para muitos, a situação presente do Reino Unido não é nenhuma novidade e foi prevista muito antes do Brexit acontecer.


Segundo especialistas, o Brexit está matando a indústria da hospitalidade, com o número de fechamentos de locais aumentando seis vezes em apenas um ano no Reino Unido. Os dados foram divulgados pelo jornal Inglês The Independent.


O fechamento líquido de quase 4.600 pubs, clubes, hotéis e restaurantes no ano até 31 de março de 2023 – os 12 meses que se seguiram ao fim das restrições da Covid – revela o impacto devastador da escassez de pessoal causada pelo Brexit, bem como o custo da crise causada pela saída do Reino Unido da comunidade europeia.


O número se compara a apenas 678 fechamentos no ano até março de 2022 e equivale a uma média de 12,6 fechamentos por dia, com as empresas familiares independentes sendo as mais atingidas.


A Grã-Bretanha agora tem 13.793 pubs, bares, hotéis, restaurantes, boates e outras instalações licenciadas a menos do que há três anos.


Isso representa uma contração de 12% no setor de hospitalidade do Reino Unido e é mais do que o dobro dos 6.400 fechamentos líquidos registrados no período de três anos antes da saída da Grã-Bretanha da UE em 31 de janeiro de 2020 e do início da pandemia de Covid algumas semanas depois.


Existem atualmente 142.000 postos de trabalho não preenchidos no setor de alojamento e restauração, de acordo com o Gabinete de Estatísticas Nacionais.


Isso representa uma taxa de vagas de emprego de 6,5%, quase 50% acima dos níveis anteriores ao Brexit, e é a taxa mais alta em todos os setores empresariais do Reino Unido.

bottom of page