
Cinema | Festivais

Tudo pronto para a abertura do I Festival de Cinema
de Maragangalha, na Bahia
Por Ro Wolfl/Alemanha
Nos dias 21, 22 e 23 de outubro irá acontecer o I FESTIVAL DE CINEMA DE MARACANGALHA, em São Sebastião do Passé, Ba.
O Coquetel de lançamento do festival será no dia 21, sexta, as 19h, na sede da AMAM – Associação de Amigos e Moradores de Maracangalha.
O I FESTIVAL DE CINEMA DE MARACANGALHA tem sete padrinhos oficiais os artistas Vivian Duarte, Celso Taddei, Breno Guimarães, Marcos Wainberg e o Vice Governador da Bahia, João Leão, bem como as pedagogas Diana Cunha e Valéria Vaz.
“Os padrinhos abraçaram o projeto e lutaram por ele. Sem eles seria impossível realizar o I FESTIVAL DE CINEMA DE MARACANGALHA. Não foi fácil todo o processo, foram meses muito difíceis, com muitas dores e muitas pessoas maléficas tentando destruir o projeto.. Mas vencemos. Deus está no comando. Eu agradeço a Deus e aos padrinhos, de coração. Outra pessoa que ajudou muito foi a professora Cristina Cerqueira, moradora de Maracangalha. Gratidão é o meu sentimento ” afirma a produtora do festival, Rada Rezedá.
Cristina Cerqueira, professora

Com produção da RADA COMUNICATIVA ( Rada Rezedá, Tábita Rezedá e Cassiano Rios ) e da Associação TERRAMOR, o 1° Festival de Cinema de Maracangalha terá um caráter não competitivo, apenas exibirório, proporcionando só público a oportunidade de conhecer e apreciar filmes dirigidos por produtores brasileiros e de outros países, bem como os 6 filmes rodados na própria Maracangalha pelas cineastas e produtoras Rada e Tábita, entre os anos de 2007 e 2019.


Em 2023, já em sua segunda edição, o Festival de Cinema de Maracangalha, terá o modo competitivo e aberto aos produtores de cinema do Brasil e do mundo.
O 1º FCM terá seu coquetel de lançamento oficial no dia 21 de outubro, sexta-feira, com a presença dos artistas Marcos Wainberg, que dirigiu o filme Maracangalha, Eu Vou! em 2019; Anselmo Vasconcelos, que dirigiu o filme Alô Boys, apresentado em festivais fora do Brasil; Celso Taddei, roteirista da Rede Globo por 20 anos e roteirista chefe do Zorra; Vivian Duarte (a bruxa Pandora do canal de Luccas Neto e preparadora de elenco do canal Lucas Toon); Breno Guimarães, o lutador de boxe da novela A Dona do Pedaço; participou do longa Meu Nome Não é Johnny; e atualmente está na novela Reis, Record.
Esses artistas se preparam, também, para rodar um longa no próximo ano e já começam a sondar elenco e locações. Os cinco artistas chegam a Salvador, segunda, dia 15 de outubro para começar a rodar o filme curta Maracangalha, Meu Amor.
Em 18 /10, terça-feira, os artistas ministram workshops de cinema, interpretação e roteiro. Na quarta, 19/10, continuarão a rodar o filme curta que tem direção e roteiro de Rada Rezedá e Tábita Rezedá. E em 21/10, às 19h, participam do coquetel de lançamento do festival sob a música da Lira de Maracangalha e do Samba de Maracangalha. O evento será apenas para 120 convidados: artistas, políticos e pessoas do povo.
No dia 22/10, pela manhã, terá uma cavalgada pela Vila de Maracangalha - serão mais de 30 cavalos de raça pelas ruas; algumas cenas do filme serão gravadas durante a cavalgada.
Já no dia 22/10, sábado, das 15 às 19h, em Salvador, os artistas Marcos Wainberg, Vivian Duarte, Celso Taddei e Breno Guimarães estarão num Podcast ao vivo e um Show de Humor, com a presença de Rada Rezedá, em sua versão atriz, e um cantor da música baiana. O ingresso para o público que, além de assistir ao show de humor, poderá também bater papo com os artistas, custa R$ 80,00, individual e preço único.
O público em geral, inclusive crianças que queiram conhecer e conversar com a Bruxa Pandora do canal do Luccas Neto, deve adquirir ingresso com antecedência, através dos celulares (71) 99357.1078 ou (71) 98846.8994.
Ainda sobre o filme Maracangalha Meu Amor – Será um filme de estreias - A jovem Sofia Lima, de apenas 16 anos, fará a sua estreia como atriz no cinema ao lado de artistas com vasta experiência na TV e Cinema nacional; a cineasta Tábita Rezedá, que respira TV e cinema desde seus 4 aninhos, fará sua estreia oficial no cinema como diretora; o jovem arquiteto Cassiano Rios, que é o designer de todo o projeto (filme e festival), fará sua estreia como ator, e Cristina Cerqueira, moradora e professora de Maracangalha, estreando como assistente de produção. É um projeto com muitas novidades!
(atores estreantes)

Tábita Rezedá
Estreando na direção do filme
As delegadas de polícia civíl Patrícia Nuno e Marita Souza também estreiam como atrizes do filme MARACANGALHA, MEU AMOR!
Delegada
Delegada titular da Deltur
Os atores Patrícia Cortizo, Jaime Cunha, Mônica Carbonell e Wagner Greenhalgh fazem participação especial no filme.
O filme Maracangalha, meu amor! Tem a fotografia still de Rosa Tunes.
E a maquiadora Dane Sotnas e o cabeleireiro Vovô Perez que vão cuidar dos atores do filme.