Foto: Diogo Santos Coelho , foto publicada pela polícia Americana.
Por: Juliana Steuernagel/ UK
Diogo Santos Coelho, 21, natural de Portugal, foi preso em janeiro no Reino Unido após um pedido da polícia americana, que busca sua extradição.
Os EUA apreenderam três domínios usados pelo site e os substituíram por um banner informando os usuários sobre a apreensão.
A Europol disse que dois dos cúmplices de Coelho também foram presos. Um deles era outro jovem de 21 anos, baseado em Croydon, sul de Londres.
RaidForums - que operava na web aberta e não na darknet - "serviu como um importante mercado online para indivíduos comprarem e venderem bancos de dados hackeados ou roubados", de acordo com os EUA.
Várias investigações independentes sobre o local do crime - incluindo as dos Estados Unidos, Reino Unido, Suécia, Portugal e Romênia - foram coordenadas sob o nome de Operação Torniquete.
Foto: FBI & Europol
De acordo com a declaração e acusação dos EUA, o RaidForums foi usado "para oferecer à venda milhares de bancos de dados roubados contendo mais de 10 bilhões de registros únicos".
"Na época de sua fundação em 2015, o RaidForums também funcionava como um local online para organizar e apoiar formas de assédio eletrônico", afirmou o Departamento de Justiça.
Essas campanhas de assédio incluíam "invasões" que o FBI descreveu como "postar ou enviar um volume esmagador de contatos para o meio de comunicação online de uma vítima".
Juntamente com as incursões, os usuários também coordenaram incidentes de "swatting" - descritos como "a prática de fazer relatórios falsos às agências de segurança pública de situações que exigiriam uma resposta armada significativa e imediata da aplicação da lei".
Comments