Europa em alerta nuclear: Especialistas não descartam a possibilidade de uma catástrofe.
Foto: Usina nuclear de Zaporizhzhia, Ucrânia- foto reprodução internet
Por: Juliana Steuernagel/ UK
Depois que as forças russas ocuparam uma usina nuclear ucraniana em março, a situação se deteriorou, disse o chefe de energia nuclear da ONU.
Especialistas afirmam que a usina nuclear de zaporizhzhia ocupada pela Ucrânia, a maior da Europa e extremamente vulnerável" ao colapso depois que Rafael Grossi, chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) disse que todas as medidas de segurança foram "violadas" pelas forças russas.
Se a usina perder a energia da rede devido a um potencial aumento de combates na área, geradores de backup e baterias ainda são insuficientes para resfriar, não apenas os seis reatores, mas grandes piscinas de combustível altamente radioativo, disse Shaun Burnie, especialista nuclear do Greenpeace do Leste da Ásia.
Somando-se a essas preocupações está a notícia de que as forças russas estão usando Zaporizhzhia como depósito de armas e uma cobertura para lançar ataques.
O secretário de Estado dos EUA, Anthony Blinken, disse que a Rússia estava usando o local nuclear como o "equivalente a um escudo humano" em uma reunião da ONU sobre a não proliferação nuclear esta semana.
Situação que preocupa não só a Ucrânia mas também os países vizinhos europeus.
Comentários