A singeleza da nascente que dá vida ao maior rio do planeta.


Vídeo Youtube- postado pelo Canal da Fundação Amazonas Sustentável


Nessa pequena nascente, nas montanhas dos Alpes Andinos, nasce o maior Rio do mundo. O Rio Amazonas.


Localizado na América do Sul, é o maior rio do mundo tanto em extensão territorial quanto em volume de água.


Com 6 992 quilômetros, percorre o norte da América do Sul, a floresta amazônica e deságua no Oceano Atlântico. Possui mais de mil afluentes, sendo que alguns deles, como o Madeira, o Negro e o Japurá, estão entre os 10 maiores rios do planeta.


É, de longe, o rio com maior fluxo de água por vazão, com uma média superior que a dos próximos sete maiores rios combinados (excluindo Madeira e rio Negro, que são afluentes do próprio Amazonas).


A Amazônia, que tem a maior bacia hidrográfica do mundo, com mais de 7 milhões de quilômetros quadrados, é responsável por cerca de um quinto do fluxo fluvial total do mundo, sendo que a água que flui pelos rios amazônicos equivale a 20% da água doce líquida da Terra.


Maravilha!


Amazônia é vida. Amazônia em minha vida.



amazonia


amazonia

Foto:reproduçãoFoto:reprodução

Valéria Totti é artista plástica que utiliza o material inativo das floresta Amazônica para transformá-lo em obras de arte e mobiliário. Um reaproveitamento sustentável e com DNA único.


Suas obras participam frequentemente de exposições nacionais e internacionais. Vários deles já foram premiados no Brasil e exterior.


Também empresária, Valéria Totti, reside há 40 anos, na cidade de Jí-Paraná, Rondônia e é uma grande defensora da preservação da Floresta Amazônica e das práticas sustentáveis para a proteção do meio ambiente.


Fotos: reprodução


Foto:reprodução

© 2017 La Voga Compass

Os colunistas, jornalistas e blogueiros que são colaboradores e parceiros do Lavoga Compass, são os reponsáveis pelo conteúdo das suas publicações neste Portal