Putin revela plano para dominar a Europa além da Ucrânia: os vizinhos Finlândia e Suécia são avisados de que enfrentarão “consequências militares e políticas” se ingressarem na OTAN.
Imagem: Ilustração
Por: Juliana Steuernagel/UK
Suécia e Finlândia são os dois países mais próximos da Rússia no Círculo Polar Ártico.
"A Finlândia e a Suécia não devem basear sua segurança em prejudicar a segurança de outros países e sua adesão à Otan pode ter consequências prejudiciais e enfrentar algumas consequências militares e políticas", disse a porta-voz de Relações Exteriores Maria Zakharova durante uma coletiva de imprensa.
A Suécia e a Finlândia podem, se assim o desejarem, caso a caso, participar de contatos aprimorados com a OTAN, intercâmbio e coordenação aprimorados de informações, informações sobre operações e comunicações estratégicas”, confirmou o presidente finlandês Sauli Niinistö a repórteres após uma reunião virtual da OTAN. cimeira na sexta-feira (26 de Fevereiro).
Os parceiros da OTAN Finlândia, Suécia e UE também foram convidados a participar.
“Não é algo revolucionário em si, mas deve-se notar que todos os países veem isso como o arranjo certo”, disse Niinistö, acrescentando que isso não equivaleria à possibilidade de a Finlândia ingressar na OTAN.
Na prática, isso significa que os dois países poderiam participar de compartilhamento de inteligência aprimorado e comunicações estratégicas caso a caso.
Com base no acordo, a Finlândia poderia, por exemplo, solicitar informações confidenciais da OTAN ou vice-versa, enquanto o respectivo detentor das informações decidiria se as forneceria.
Comentarios