Professor Universitário revela em livro como leis fiscais criaram o império dos imóveis na Austrália
- LaVoga

- 21 de ago.
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de ago.
Mercado Imobiliário Australiano: Renomado professor acadêmico da Universidade de Sydney, na Austrália lança o livro: “Agentes imobiliários radicalizados e a ascensão e resiliência da política australiana para negócio imobiliário”.

Por: Juliana Steuernagel/Reino Unido
O livro escrito por John S. F. Wright Professor Associado, Instituto de Políticas Públicas e Governança, Universidade de Tecnologia de Sydney investiga como duas políticas fiscais - Engrenagem Negativa (1987) e Ganhos de capital e Taxas de Desconto (1999) - inadvertidamente criaram um dos "Carry Trades" ou realizações de negócios mais lucrativos e politicamente protegidos do capitalismo moderno: o setor imobiliário australiano.
John S. F. Wright argumenta que essas políticas formaram um sistema pelo qual agentes imobiliários e proprietários alavancados se tornaram uma força política radicalizada, distorcendo os mercados imobiliários, capturando o discurso público e bloqueando a reforma necessária.
O livro explora como esse "Regime de Negociações" aloca mal o capital, impulsiona a desigualdade social e coloca todo o sistema habitacional em risco.
Uma análise profunda de um problema sócio - habitacional que acontece na Austrália. Uma leitura de extrema importância também não só para acadêmicos no Pacífico, mas que pode servir de base para estudos mais profundos e comparações com a situação que é bem similar na América do Sul nos dias atuais.
A engrenagem negativa e o desconto de ganhos de taxas de capital formaram uma oportunidade de criação de riqueza incentivada por impostos, alavancada e apoiada pelo governo - O mercado imobiliário e as negociações realizadas O lobby imobiliário radicalizou-se, moldando eleições, plataformas partidárias e discurso nacional por meio da ideologia do "investidor mamãe e papai". Ambos os principais partidos protegeram o sistema, ignorando as repetidas recomendações de reforma do Banco da Reserva, do Tesouro e de outras instituições. O resultado: preços inflacionados, desigualdade de riqueza, produtividade reprimida e uma geração impedida de ter casa própria. A estrutura atual é inerentemente instável.
Wright alerta para um próximo transtorno de negociações desencadeado pela volatilidade das taxas de juros e correção do mercado.
O livro combina estudo de caso empírico com teoria conceitual, oferecendo uma estrutura para entender por que a mudança de política falha - mesmo quando a evidência é presente alertando para necessidades de reformas governamentais urgentes para o setor imobiliário australiano.
SOBRE O AUTOR John S. F. Wright é professor associado de políticas públicas, governança regulatória e teoria política no Instituto de Políticas Públicas da Universidade de Tecnologia de Sydney e ex-pesquisador visitante e professor associado na London School of Economics and Political Science. Ele é um especialista amplamente publicado em políticas públicas, governança regulatória e teoria política. Este é seu segundo grande livro sobre mudança de política, após A ascensão e queda da política britânica para a adesão à Europa (2024). Ele está trabalhando em um terceiro livro atualmente.




Comentários