Reino Unido convoca reunião COBRA emergencial para decidir estratégias de ação no Afeganistão.
Por Juliana Steuernagel/ Inglaterra
A invasão dos talibãs a capital Kabul não deixou outra alternativa ao presidente do Afeganistão Ashraf Ghani que acabou abandonando o país.
Os empregados oficiais da embaixada americana em Kabul também deixaram a cidade. Membros do departamento nacional de segurança do Afeganistão revelaram que por motivos de segurança máxima não é possível informar maiores detalhes sobre a saída do líder do país. A mídia internacional acredita que o presidente está nesse momento no Tajiquistão.
Os líderes do grupo Talibã que nas últimas semanas invadiram a maioria das províncias causando a morte de mais de 1.600 pessoas entre adultos e crianças já declararam que em breve o país será efetivamente parte do grupo Islâmico e se chamará Emirado Islâmico do Afeganistão.
A situação no país passou a ser agora um problema mundial, no Reino Unido, o primeiro ministro Boris Johnson já convocou uma reunião urgente do gabinete de defesa emergencial -COBRA- para que as nações do mundo não reconheçam nem apoiem as ações do regime talibã no Afeganistão. Boris Johnson disse ainda que “ o Afeganistão não deve se tornar um ponto de referência para o terrorismo mais uma vez. “
Comments