top of page

Norovírus: Reino Unido em alerta à medida que aumentam rapidamente os casos de pacientes infectados


Foto: Campanha de alerta do NHS Britânico com detalhes sobre o Norovírus.


O NHS, sistema nacional de saúde , aconselha os britânicos a ficar em casa se apresentarem sintomas do Novo vírus.

Por: Juliana Steuernagel/ Reino Unido


A Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido (UKHSA) emitiu um alerta severo sobre o aumento das infecções, observando que os níveis do vírus altamente contagioso são elevados para este período e não registraram a diminuição esperada na Primavera.


O chamado vírus do "vômito de inverno "está levando a graves surtos de diarréia e vômito em pacientes infectados. A UKHSA disse que os casos confirmados de norovírus são alarmantes 75% superiores à média de cinco anos.


Acredita-se que a passagem pós-Covid e o clima frio de maio estejam contribuição para a prevalência contínua do vírus. As pessoas afetadas pelo vírus são aconselhadas a manter boas práticas de higiene e afastar-se do trabalho caso adoeçam.

Amy Douglas, epidemiologista de norovírus da UKHSA, comentou: “Os níveis de norovírus foram mais elevados em abril do que normalmente veríamos nesta época do ano e têm aumentado, não ajudou".


Se você tiver diarreia e vômito, pode tomar medidas para evitar transmitir a infecção. Não retorne ao trabalho, à escola ou à creche antes de 48 horas após o desaparecimento dos sintomas e também não prepare comida para outras pessoas nesse período.


Se não estiver bem, evite visitar pessoas em hospitais e lares de idosos para evitar a transmissão da infecção nestes locais.


“Lavar as mãos com sabão e água morna e usar produtos à base de água sanitária para limpar superfícies também ajudará a impedir a propagação de infecções. Álcool em gel não mata o norovírus, então não confie apenas neles.”


Sintomas de norovírus

O NHS afirma que o norovírus é uma doença estomacal que causa vômito e diarréia. Embora possa ser muito desagradável, os sintomas geralmente desaparecem em cerca de dois dias.


Os principais sintomas do norovírus são:

* sentir-se mal (náuseas)

* diarréia

* estar doente (vômito)

Você também pode ter:

* Febre, dor de cabeça

* braços e pernas doloridos


Pessoas com sintomas de norovírus devem ficar em casa para evitar a propagação do vírus. O mais importante é descansar e beber bastante líquido para evitar a desidratação, afirma o NHS.

Kommentare


bottom of page