top of page

Litoral da Bahia: da rota do descobrimento aos principais pontos turísticos do Brasil

Por Rada Rezeda/Ba


Para comemorar a minha estreia como colaboradora do La Voga Compass resolvi falar um pouco sobre a minha terra, a Bahia. Afinal, estamos no mês de abril, mês do descobrimento do Brasil.


E foi no litoral sul da Bahia, em Santa Cruz de Cabrália, município vizinho a Porto Seguro, que, em 22 de abril de 1500, os portugueses atracaram e fizeram contato com os índios nativos.


A região é tomada por lindas praias, com certeza as mais bonitas da costa brasileira, e a harmonia da natureza se torna absoluta com cachoeiras, rios e mata preservada.


O contexto histórico dá uma relevância à região, e abre um leque de pontos turísticos conectados com o descobrimento do Brasil. Foi inevitável que a rota do descobrimento se tornasse um dos principais destinos turísticos do Brasil.


E não apenas pelo viés histórico, mas também por ser uma região de muitas belezas naturais, riqueza cultural e área de preservação da Mata Atlântica. De tão rica, a região recebe o título de Patrimônio Natural Mundial da Unesco.


Percorrer a Costa do Descobrimento, no litoral sul da Bahia, nos faz imaginar quão maravilhados ficaram os portugueses ao avistar o Monte Pascoal na chegada ao país. 22 de abril de 1500 - Descobrimento do Brasil - Bahia


Imagem reprodução: A rota turística do descobrimento está localizada na costa da Bahia, no litoral sul do estado.





Em 22 de abril de 1500, a expedição liderada por Pedro Álvares Cabral avistou o Monte Pascoal, a cerca de 60 km de Porto Seguro.


Com novas terras em vista, a frota atracou na Baía de Cabrália. Seis dias depois, a primeira missa em solo brasileiro teria sido realizada na Praia da Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália. A partir daí, deu-se início à povoação do território brasileiro pelos portugueses.


A região passou a ter grande importância para o turismo no Brasil, pelos locais e registros que remetem ao que se convencionou ser o descobrimento do país.



O turismo da Bahia foi destaque em 2021, com crescimento de 47,3% em relação a 2020. Essa variação foi a maior entre os 12 estados analisados pelo Índice de Atividades do Turismo, o IATUR, do IBGE. A Bahia é a terra-mãe do Brasil.


Onde o país começou, onde o brasileiro se reconhece e se reencontra com sua essência. Onde raças, culturas e religiões seduzem todos que por aqui passeiam.


Imagens da Reportagem: Reprodução



Comments


bottom of page