Comissão do segmento do audiovisual de Maringá busca apoio ao líder do governo, deputado federal, Ricardo Barros, para viabilizar recursos para a construção do Pólo de Cinema do Paraná.
Na última sexta-feira, dia 29/10/2021, representantes do segmento audiovisual maringaense, reuniram-se com o líder do governo federal na Câmara, deputado Federal Ricardo Barros.
Os diretores do Polo Cinematográfico e da Procinema – Associação de Profissionais Cinematográficos de Maringá solicitaram a atuação do parlamentar no processo de obtenção dos recursos para viabilizar a construção dos estúdios do Polo.
Enfatizaram que a criação da indústria cinematográfica na cidade proporcionaria em curto espaço de tempo a criação de 10.000 postos de trabalho, além de aquecimento na economia, causando um impacto positivo no município e em toda a região. A indústria audiovisual no Brasil está entre as 5 maiores indústria em termos de geração de renda e adição de valores agregados ao PIB nacional.
O Paraná tem tradição em produção de cinema autoral, entretanto, não tem cinema industrial, segundo anuários da ANCINE, agência Nacional do Cinema, que regula o setor, na última década, foi responsável apenas por 1,5% da produção nacional, ocupando a 17ª posição entre todos os estados brasileiros, enquanto que, é um dos estados que mais consome cinema, os ingressos vendidos no Estado o colocam num honroso 4º lugar, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Parte do sucesso de consumo se deve a quantidade de salas de exibição, que tem em Maringá seu grande expoente. Sediadas em Maringá estão duas das principais redes exibidoras do país, a Cinesystem (3ª) e Cineflix (9ª), juntas tem aproximadamente 300 salas de exibição espalhadas pelo país.
O deputado disse que tem plena compreensão da importância do Polo Cinematográfico para Maringá, elogiou o projeto e a iniciativa dos produtores, e comprometeu-se a envidar esforços para carrear as verbas necessárias para sua implementação o mais breve possível.
Na oportunidade da visita, os representantes das entidades entregaram ao deputado Ricardo Barros, um “press kit do Polo”, composto de camiseta, caneca e baldinho de pipoca, e que estará disponível para comercialização em breve, nos melhores cinemas.
Representaram as entidades os produtores Maurício Borges, Vagner Valério, Orlando Chavatta e Jose Padilha.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Projeto Polo Cinematográfico do Paraná
Comentarios