top of page

Colônia realiza maior evacuação desde 1945 após descoberta de bombas da Segunda Guerra Mundial

  • Foto do escritor: LaVoga
    LaVoga
  • 4 de jun.
  • 2 min de leitura

Fonte da foto: static.euronews.com


Nesta quarta-feira, 4 de junho de 2025, a cidade de Colônia, na Alemanha, enfrentou sua maior evacuação desde o fim da Segunda Guerra Mundial. A medida foi tomada após a descoberta de três bombas não detonadas da época do conflito, localizadas durante obras de construção no antigo estaleiro Deutzer Werft, no bairro de Deutz, na margem direita do rio Reno .


Detalhes dos artefatos explosivos

As bombas, de fabricação americana, incluem duas de aproximadamente 1.000 kg e uma de cerca de 500 kg. Equipadas com espoletas de impacto, representam um risco significativo, o que levou as autoridades a optar pela desativação no local, evitando o transporte dos artefatos .


Operação de evacuação

Cerca de 20.500 pessoas foram evacuadas de uma área de 1.000 metros de raio ao redor do local da descoberta. A zona afetada inclui hospitais, lares de idosos, nove escolas, creches, 58 hotéis, museus e a estação ferroviária de Deutz. A ponte ferroviária Hohenzollern, uma das principais ligações sobre o Reno, também foi fechada durante a operação .


A evacuação envolveu a mobilização de voluntários, bombeiros e policiais, que percorreram residências e estabelecimentos comerciais para garantir a saída de todos os ocupantes. Pacientes de hospitais, incluindo aqueles em unidades de terapia intensiva, foram transferidos para outras instalações. Idosos sem familiares ou amigos próximos foram alojados em pavilhões de exposições preparados para recebê-los .


Impacto na cidade

A operação causou interrupções significativas no transporte público e na navegação fluvial pelo Reno. A estação central de Colônia e a catedral da cidade, embora fora do perímetro de evacuação, também foram afetadas pelas medidas de segurança .


Contexto histórico

Colônia foi uma das cidades mais bombardeadas durante a Segunda Guerra Mundial, sofrendo 262 ataques aéreos que resultaram na morte de aproximadamente 20.000 civis e na destruição de grande parte de sua infraestrutura .


A descoberta de bombas não detonadas é relativamente comum na Alemanha, com cerca de 1.500 a 2.000 artefatos encontrados anualmente no estado da Renânia do Norte-Vestfália.


A desativação das bombas está prevista para ser concluída ainda hoje. As autoridades locais destacam a importância da cooperação da população para garantir a segurança de todos os envolvidos.



 
 
 

Comments


Faça parte da nossa lista de emails

© 2017 La Voga Compass

Os colunistas, jornalistas e blogueiros  colaboradores e parceiros do Portal  Lavoga Compass, são os reponsáveis pelo conteúdo das suas publicações neste Site, bem como, nas postagens das mídias sociais. 
bottom of page