top of page

Bastidores de um dos maiores depósitos de lixo eletrônico do mundo se torna tema de documentário eur


No Museu de História Natural de Viena, na Àustria, foi exibido o documentário "Welcome to Sodom", que leva os espectadores a conhecerem os bastidores do maior depósito de lixo da Europa no meio da África.

O foco do filme não é o mecanismo do comércio ilegal de lixo eletrônico, mas nas condições de vida e destino das pessoas que estão na base da cadeia de valor do mundo. O lixão de Agbogbloshie ( África) provavelmente será o destino final dos tablets, smartphones e computadores europeus se não forem descartados corretamente!

Neste lixão, moram mais de 6.000 pessoas e cada ano chega 250.000 toneladas de lixo. A maioria chega ilegal em návios que descarregam o lixo sem nenhuma permissão. "O lixo é queimado para serem retirados os metais que são todos reaproveitados. Com o processo totalmente artesanal, grande quantidade de gases tóxicos são liberados e a forma que isso acontece é desesperadora e torna este local na África um dos lugares mais tóxico do mundo.

"Welcome to Sodom" de Florian Waingensamer e Christian Krömes, reúne ainda relatos de vida emocionantes de pessoas que vivem no local

A Verein Papagaio, organizadora do @Brasilianisches Kulturfestival em Viena participou desta tarde aberta para convidados onde os diretores do documentário e também o diretor do Museu estiveram presentes. A diretora da Papagaio, Vanessa Noronha Tölle disse que se emocionou com os relatos de vida das pessoas que vivem no lixão de Agbogbloshie fica em Accr, região africana de Ghana.

A pedagóga Vanessa Tölle, acrescentou a importância da discussão deste tema e se diz impactada com o conteúdo apresentado pelo documentário "Welcome to Sodom". A diretora da Sociedade austro-brasileira Papagaio afirmou que incluí na programação do Festival Cultural do Brasil em Viena, podium de discussão sobre a Reciclagem e projetos bem sucedidos nesta área no Brasil e citou o exemplo da Cooperativa Popular Amigos do Meio Ambiente do Rio de Janeiro (Coopama) - que neste mês de fevereiro inaugurou um belíssimo espaço artístico cultural na capital carioca.

"Nos dias 27, 28 e 29 de setembro estará acontecendo a VII edição do Festival e no pódio de discussão estarão sendo abordados assuntos de grande relevância sobre o destino do lixo eletrônico no Brasil e o que vem sendo desenvolvido nas cooperativas de catadores de resíduos entre outros assuntos" já adiantou a diretora e idealizadora do Festival Cultural do Brasil em Viena, Vanessa Noronha Tölle.

O Festival vai ser realizado no Weltmuseum Wien (Museu do Mundo de Viena) com entrada franca.

Por Assessoria de Imprensa do Festival Cultural do Brasil em Viena.

Fotos: Verein Papagaio/Vanessa Noronha Tölle

Faça parte da nossa lista de emails

© 2017 La Voga Compass

Os colunistas, jornalistas e blogueiros  colaboradores e parceiros do Portal  Lavoga Compass, são os reponsáveis pelo conteúdo das suas publicações neste Site, bem como, nas postagens das mídias sociais. 
bottom of page